sábado, 9 de agosto de 2008

SOBRE A PATERNIDADE

"(...)Pois me beijaram a boca e me tornei poeta
Mas tão habituado com o adverso
Eu temo se um dia me machuca o verso
E o meu medo maior é o espelho se quebrar"
O ESPELHO (Paulo César Pinheiro / João Nogueira)


No fundo, no fundo, a gente gosta de ser ídolo sim, gosta de ser o herói, o super-homem dos nossos filhos. E eu acho que em alguma instância somos mesmo.
Ao lhes darmos a vida, estamos selando o início de uma missão que tem por princípio torná-los seres de bem. Torná-los pessoas justas, compassivas, de valores morais elevados e humanas. Este é o grande desafio do ser pai.
Ser Pai é ser exemplo, falar e transmitir ensinamentos através das atitudes e gestos mais do que com palavras. Modelo para todas as horas, do dia e da noite, de cidadania, de liderança firme e sadia.
Ser pai é dar limites, mais que encher os filhos de bens materiais é fazê-los valorizar as oportunidades, dizer não com o mesmo amor com que diz sim e suportá-lo.
Ser pai é nunca ser pessimista, semear esperança no mundo mesmo nas ocasiões adversas, ter coragem e persistência.
Ser pai é fazer história, ser reverenciado pelo servir, pela participação, pelo que representa a despeito de ser um pouco gordo, alto, baixo, meio careca ou míope. Pai deixa saudade e se faz presente mesmo ausente.
Ser pai é uma grande aventura. Um dos maiores empreendimentos que pode o homem fazer. Demanda investimento. Demanda energia e responsabilidade, mas nos reserva muita alegria e prazer.
Se pudesse dar um conselho aos meus amigos, lhes diria: experimentem ser pai.
Porque ser pai, mais que uma experiência enriquecedora, nos diferencia e nos faz sentir homens no sentido pleno. Heróis sim, por que não?

3 comentários:

Unknown disse...

Muito lindo...
um bjo enorme
Jacke!!!

Lia disse...

Sua sensibilidade é emocionante. Gosto muito das suas colocações.
Parabéns por tudo.
Um grande beijo.
Lia

Hamilton Hafif disse...

O melhor presente que um pai pode receber é ver seus filhos crescerem desprovidos de orgulho e prepotência. Sabê-los íntegros, justos e com uma boa dose de autoestima. Perto disso, qualquer bem material é de menor importância.