domingo, 20 de junho de 2010

DAS MANIFESTAÇÕES JUNINAS II



Coração-bôbo
Coração-bola
Coração-balão
Coração-São-João
A gente
Se ilude, dizendo:
"Já não há mais coração!"...

Coração Bobo (ALCEU VALENÇA)

E depois, vieram meus amigos do Povo Pediu e me mostraram uma outra forma de festejar este ciclo de festas। Uma outra igualmente lúdica, criativa e muito amorosa। Disso também tenho sentido uma imensa falta e falo em outra oportunidade. Mas as festas juninas têm um impacto em minha vida desde que eu me reconheço como pessoa. É uma época que sempre me trouxe muita alegria. Os cheiros desta época estão todos guardados na minha memória e sempre que respiro um aroma semelhante, este me reporta a uma série de lembranças gostosas... Porque assim como o cheiro das pessoas nos marca, o cheiro que fica na atmosfera, em determinadas ocasiões, parece que entranha na gente.

Quando eu era pequeno, o cheiro de pólvora que me enchia minhas narinas e minha alma de curiosidade। Os estalidos das bombinhas, dos traques, o serpentear das cobrinhas e o fogo dos foguetes eram coisas que me acendiam por dentro um fascínio que não consigo mensurar। Aliás, fogos de artifício me encantam e fascinam até hoje। Minha mãe, toda temerosa, mas travestida de autoritária, adiou ao máximo meu contato com estes artefatos। Pensava ela। Como esta coisa do proibido nos atrai desde sempre, a gente ia à cata do amigo, cuja mãe ou o pai era menos preocupado, para filar pelo menos uma única bombinha para satisfazer aquele desejo de se arriscar. Sabia claramente que se eu me queimasse ainda levaria umas “porradas”. Periquito, meu amigo solidário e cúmplice, ainda que isso me custasse uma dívida futura de encobrir seus malfeitos, sempre esteve a postos para saciar este desejo pueril. Era na casa dele que se rezava Santo Antônio, três noites de rezas, três dias de ambiente de festa, de cheiro bom de canjica, mungunzá, bolo de aipim e carimã. Eram bom que a gente podia dormir mais tarde neste período, minha mãe ficava mais complacente. Dia treze, a noite sempre acabava num samba na cozinha regado a uma comida típica bem feita, farta e, sobretudo cheirosa.



Quando adolescente, os hormônios em plena fase de ebulição, via na festa uma boa oportunidade de chegar às garotas। Licores saborosos, tomados “às escondidas”, quebravam o gelo para que pudéssemos tirar as meninas pra dançar। O cheiro das meninas, que cheiro bom। Mistura de cheiro de roupa nova com perfume e seus hálitos. Aliás, faço um aparte, a música de festa Junina nos convida a aconchegar, a acender a fogueira dos corpos, a trazer pra perto o objeto do nosso desejo. E ainda que aquele desejo, naquele tempo, não se consolidasse em sua plenitude, a chance de ter sua paixão nos braços, naquele corpo a corpo, naquele rela-rela iria acalentar a fantasia juvenil por um bom par de dias.



Assim cresci, adorando este período, quebrando coco, indo para feira comprar os ingredientes, enfeitando a rua de bandeirolas। Vendo balões, quando ainda eram permitidos. Colando de balão/bolo, depois de balão/beijo. Comendo milho, amendoim, pamonha, chupando laranja de umbigo...


Depois a gente chega à fase adulta, estas coisas ficam ressoando dentro... A gente viaja, experimenta novos aromas, novos paladares, novos afetos, novas amizades, ganha dinheiro, mas o que vale mesmo é esta memória que é impagável, forte, viva e que consubstancia tudo mais que vem depois...





4 comentários:

Poeira Cósmica disse...

Fabuloso...
Grande abraço e Feliz São João!!!

Anônimo disse...

Que saudade que vc deve estar sentindo hem? Longe de tudo isso. No entanto soube retratar muito bem aqui. Beijos
Elce

Dora Ferreira disse...

Nossa... como você traduz bem nesse texto o significado das festas juninas. É isso mesmo, os cheiros,os sabores, o contato com a brejeirice
característica das pessoas do interior, as paixões, e mais forte que tudo o ritmo do forró.
Quanta lembrança boa, quanto registro bom guardado no corpo e na alma...
A melhor das festas para mim.
Beijo.

Anônimo disse...

Viva São João!A manifestação popular com muito forró,Samba de Roda,Samba Duro.