terça-feira, 7 de abril de 2009

A IMAGEM ATRAVÉS DO ESPELHO


"Toda imagem no espelho refletida
Tem mil faces que o tempo ali prendeu
Todos tem qualquer coisa repetida
Um pedaço de quem nos concebeu(...)"
ALÉM DO ESPELHO
João Nogueira e Paulo César Pinheiro



Acredito que, só agora, me acho pronto para te escrever. Do ponto de observação onde me encontro, posso me reconhecer e te enxergar, objeto criado a partir de um lugar onde a distância entre mim e ti se equivalem e se refletem. Somos quase iguais. Você tinha paixão pelo mar e eu respeito e temor. Você só sabia cantar uma música, eu as componho aos montes. Você torcia pelo Ypiranga, eu sou Bahia. Você não gostava de crianças, elas tiravam-lhe a paciência, e  eu me valho do sorriso, da balbúrdia e do frescor delas para dar sentido a minha alguma alegria. Nossas semelhanças não cessam aí. Você nunca foi afeito ao diálogo; eu oral de demais. Para cada grito seu, transformei minha voz em balbucio, tremi e, por vezes, me senti a mais insegura das pessoas.


Em pouco tempo, me fiz mais que sua imagem, assumi seu papel, quando agistes como menino, não assumindo a família que constituístes. Coube a mim, menino, virar o "homem" da casa. Carrego, em algum nível, esta responsabilidade até hoje. Parece que se tornou perene à minha natureza, cuidar, zelar, dar amor. Acho que é por isso que eu te amo tanto. Foi na falta, na inversão da imagem que construí o que sou. Amo-te por que não sou melhor nem pior que você, talvez nem mesmo seja diferente. E amo porque agora no fim, pude perceber a sua humanidade e a fragilidade de ser só, igual a todos os homens. Amo-te não porque te vi chorar de dor, mas por que te vi chorar e não preciso mais sentir vergonha de chorar na frente de um filho, seja de alegria ou de dor. Amo-te pela referência antitética de não lhe ter aprendido o modelo e por esta razão saber perdoar. 

Existe uma lei no estudo da ótica que diz que para cada ponto do objeto será criado um ponto imagem equivalente atrás do espelho. Hoje, sou menos orgulhoso, mas ainda sou. Tenho o joelho inchado como o seu. A tua calvície. O lábio grosso e um nariz nem chato, nem "afilado" como o seu. Trago seu nome. Trago o hábito de acordar cedo qualquer dia da semana e a coragem para trabalhar. Muito embora, não entenda qual a vantagem em se trabalhar tanto...

De acordo com as leis da Física sobre reflexão para espelhos planos, a distância com relação ao espelho de cada ponto do objeto será igual à distância do seu ponto imagem ao espelho. Deste modo, concluo que fomos distantes o bastante para nos ver refletidos um no outro. Diz a Física, também, que a imagem refletida em um espelho plano tem o seu lado direito trocado com o esquerdo, isto é, existe uma inversão direito-esquerdo. Olhando por este prisma, acredito que cumprimos nossos papéis. 


Eu ainda tenho algumas culpas a expiar, enfermidades a curar no meu espírito, neste plano de desenvolvimento talvez, mas tenho a certeza de que até agora tudo valeu. Valeu muito ter você nesta vida. Até logo. Até breve. Quem sabe teremos a oportunidade de outra passagem por este plano,ou em um outro, onde não precisemos inverter os papéis. 

Siga em Paz. Muita Luz!

10 comentários:

Anônimo disse...

Toda vez que recebo seu racado, dizendo que já tem texto novo...Deixo de fazer o que estou fazendo e vou rapidinho encarar as maravilhosas palavras dessa extraordinária pessoa. E toda vez que leio algum texto, diferentes emoções nascem em mim, e essa de hoje me fez sentir saudades, de quem eu não sei, mas senti... E eu vejo o quanto cada palavra foi tirada dos mais sinceros sentimentos, já que estes refletem em mim, e me emociono muito...
Espero ter sempre o prazer e a honra de lê-los...eu adoro esse cantinho, esse "nosso" blog rsrsr.

Mais uma vez, nota millll!!!

Um beijo enorme, da sobrinha!!

Unknown disse...

Que privilégio o meu de ler seus textos! Que linda homenagem esta! Parabéns. O que posso dizer mais? Posso sim, posso dizer que vc é quem é por ter passado por tudo isto por ser a imagem ainda que invertida como vc disse desse espelho que foi seu pai. Que amor lindo o seu! Cada dia te admiro mais. Cada dia me encanta mais o poeta, o homem, o pai, o filho, o amigo. Beijooooooooooooo

Serjão disse...

Como observador de um local privilegiado e diante de um jogo de espelhos não necessariamente paralelos, inúmeras imagens se formam na minha mente.
Apesar das dificuldades causadas por essa ausência precoce, para um "garoto de tão pouca idade", você superou a revolta e frustração e foi em frente, mas sem nunca perder de vista a possibilidade dessa referência. Percebe-se que, conscientemente ou não, você guardou esse espelho com muito cuidado para que não se quebrasse, apesar de todas possíveis turbulências que possam ter existido. Para que hoje pudesse ser re-significado na sua vida e de forma tão bela, neste texto que você nos presenteia.

Um abraço meu compadre

Nara Santos disse...

Fantastico !!!
Reconheço suas palavras. Na minha vivência. Muitas vezes fui rebelde pois sempre coloquei a figura de meu pai em cheque. Talvez por ser a filha primogênita e a ter a vantagem de poder falar tudo. Hoje ainda tenho ele junto a mim. Muitas vezes ainda sou rebelde, dura mas aprendi que pais e mães não estudam para ser o que são.
Apenas são e aprendem com seus medos, acertos,experiências vividas.
Queira Deus que possamos a cada dia aproveitar destes momentos para sermos melhores e quando nos encontramos seja em que plano for. Externar todo o nosso carinho,bjs

Unknown disse...

Velho, Voce sabe o quanto me identifico nestas palavras "no coments". A vida tambem forjou grande parte dos meus tracos a partir da convivencia com espelho em casa mas nao me lamento, pois eh das adversidades que surgem as grandes ideias, solucoes e posturas... O Texto esta irretocavel.
Um abraco

Anônimo disse...

Meu querido amigo, Hamilton, desta vez foi longe demais.....
Deu-se conta, quando, refletida a imagem contrária do seu pai, é herdeiro nato do homem exemplar, porém, ele com defeitos, conforme o seu olhar clínico, e tentou ser diferente.
As diferenças, serviram para estímulos, crescer e evoluir e auto-afirma-se.
Aí vem a herança física, dor nos joelhos, nome, e dentre outros, o prazer de ter sido filho, deste homem maravilhoso.
Tal diferença te fez refletir, que somos sim, com certeza, o que quisermos, do jeito, ou de forma diferente, dependendo da sensibilidade de cada “filho”.
Herdamos da genética, traços físicos, perfil, genes, enfim tudo, ou nada.( eu herdei as pintinhas, manchas pretas do meu papai. Pode?
“Sim somos humanos”.
Acabei de chegar, visita de Ipecaetá , passei lá 5 dias com meu velho; amigo, amor, é assim que me refiro a ele, soube passar para os cinco filhos, as lições que compete aqueles que estão aqui nessa encarnação, no papel de pai.
Voltei preenchida, energizada, de tanto carinho que recebi, pq sei que foi real.
Meu velho é o homem mais perfeito de todos os homens deste planeta, conservou valores, quase em extinção.
“Sempre quis ter um marido igual ao meu pai ,rsrsrsr más,
“Sorte da minha mãe.”
Ainda falta algo para te dizer, arranja uma mulher para fazer jus a estes patrimônio herdado .rsrsrsrsr porque com certeza é um homem rico, muito rico.
Agora olho pra minha imagem refletida no espelho
e vem um outro semblante..
vejo um novo homem.
um novo sorriso…
um brilho diferente no olhar..
e uma vontade enorme de gritar bem alto
que estou feliz e me sinto
herói por tudo isso
é porque pela primeira vez na minha vida,
eu posso dizer que sei o que ‘é ” amar.
Como e bom sentir isso que sinto.
Beijos.
Ró Passos

Unknown disse...

Parabéns pelo blogger!!!
Demorei para conhece-lo, mas, gostei das coisas que li... Sensível, delicado e super comprometido com as questões humanas, raridade nos dias de hoje!
beijo grande e até as proximas postagens.

Janaina Costa

Hamilton Hafif disse...

Três anos depois...
Sonho com ele. Me debato sobre estas questões do fazer certo. Me socorro da certeza que vai existir sempre a insatisfação, a falta de reconhecimento, a prevalência da obrigação.

Dora Ferreira disse...

meu amigo.... mesmo havendo essa questão do fazer certo, o que prevalece é o fazer o que é possível. Cada um dentro das suas limitações faz o que pode. Amo seus textos, eles nos emocionam.
Beijo grande

S a b r i n a ! ! ! disse...

Quanta emoção, compreensão e aprendizado em suas palavras. Sinto algo semelhante ao me ver diante do espelho tb, ao perceber o quanto carregamos de nossos pais, da educação que recebemos, da forma como nos apresentaram à vida, o quanto refletimos e realmente somos frutos peculiares da união de duas pessoas, e ao mesmo tempo somos únicos, diferentes e ímpares em nossa jornada e na nossa maneira como nos damos ao mundo. Mas independente do tempo em que os corpos físicos se distanciam após o desencarne, faço idéia do que seja pra vc sonhar e ter tantas sensações que nos fogem ao controle, e nos são tão preciosas tb, sei que em breve já serão 18 que o meu pai partiu, 3 que mainha e voinha tb se foram para outro plano, 3 pessoas de extrema importância na minha vida, na minha formação, no que sou e no que representei para eles e represento ainda aos que me cercam, mas por mais tempo que se passe, inveitavelmente o amor mantém acesa a chama de uma plenitude sublime em sabê-los em locais melhores, e, em frente daquilo que posso fazer de melhor por aqui poder revê-los sem muita demora qd daqui me for. Sei que preciso sempre me sentir pronta para me encarar, me ver/reconhecer neste espelho que tanto nos revela, e contemplar a presença de Deus que habita em nós, e continuar na busca, na luta, nesta jornada. Sigamos em frente!
E parabéns pelos textos, verdadeiros artigos da vida.
Abraço