sábado, 6 de junho de 2009

PARACURU, 06 de junho de 2009.


Há dias que não escrevo. Estava ainda tomado pela emoção de ter realizado um sonho, quando, abruptamente, me vi levado a viajar para um destino que que até então ainda não tinha passado pelo meu pensamento sequer a existência. Estou em Paracuru, no Ceará, ainda meio aturdido pelas circunstâncias e muito mexido por querer saber as razões pelas quais a vida me fez vir parar aqui.
A cidade é linda, litorânea. As pessoas são hospitaleiras e gentis. Recebem infinitamente melhor do que recebemos hoje na Bahia. Lembra uma Bahia da minha infância, que não existe mais.
Parti num sentimento só. Queria ter trocado algumas ideias com minha professora de canto, que eu amo de graça, sobre meu desempenho no show. Queria curtir os comentários, lindos e generosos, dos amigos que me assistiram e entre surpresos e felizes, me escreveram parabenizando e inflando meu ego. Queria esperar por minha afilhadazinha linda, que se encontrava em Irará, para me despedir, cobri-la de beijos e rir das suas estripulias. Minha filha, estava vibrante com o show e toda cumplicidade. Por que tive que sair asim do prazer? O que preciso aprender ainda sobre isso? Eu que nunca me permiti senti-lo.
Daqui donde estou, tive que desacelerar. O ritmo não é nem um pouco frenético, não há engarrafamentos, nem sirenes da Samu soando o tempo todo na Av. Paralela. Nem mesmo o trabalho que vim desenvolver, anda... As mulheres-meninas sorriem num misto de flerte e curiosidade, numa terra onde negros são escassos. Sujeito-me até ser chamado de "moreno", pois sei que não o fazem por mal. Estão apenas desacostumados a esta negritude latente e assumida que de mim aflora e é legítima de onde eu vim.
Anteontem, foi aniversário de minha mãe. Fiquei triste. Estamos vivendo o melhor de nossa relação e não desejava passar seu ingresso na melhor idade longe dela. Paro, penso, sofro um pouquinho. Não troquei com meu amigo, que me dirigiu, as devidas considerações. Não rendi a ele a devida gratidão e vim embora para Paracuru. Não recolhi as fotos que mandei fazer e vim para Paracuru. Nem reverenciei minha amiga psiquiatra, tão responsável por mim.
Fosse para Passárgada e todo mundo, inclusive eu, entenderia...
Aqui não sou amigo do rei, nem conheço o prefeito, aliás não conheço ninguém, sigo em busca de resposta. Eu tão afeito à solidão do meu lar... Reluto contra ela neste momento, infinitamente, cheio de abismos e de falta de sentido.
Escrevo como que num apelo: imprescindivelmente, me diga alô... Poste um comentário... Diga que sente saudade de mim... Faça-me sentir qualquer emoção.

9 comentários:

Nara Santos disse...

Olá !! Não fique assim tão assustado. A vida é mesmo assim nos momentos que estamos mais envolvidos algo muda e ai tudo fica diferente. Não é uma queixa ou reclamação é um fato.
Você não está impedido de curtir nada. Lembre-se sempre disso as lembranças e vivências são suas estão dentro de você USE. O fato de você não estar fisicamente em um lugar não quer dizer que vai ser esquecido, substituído ou coisa parecida.
Respire fundo e tente vê de outra forma. Toque, cante tente espantar o apego ao conhecido permita-se conhecer e reconhecer outros. Você verá que tudo tem seu sentido e nos trás um belo aprendizado. Acredite.. Longe é um lugar que não existe basta pensarmos que estaremos por lá.
Um grande beijo em qualquer lugar que você pensa que esta.

Dora Ferreira disse...

Oi!!! Fiquei muito tocada com seu relato. Sei que o fato de você ter saído daqui no auge da alegria, do entusiasmo pelo sonho realizado, soa impactante quando se depara com uma cidadezinha parada no tempo se comparada a Salvador, e mais ainda pelo fato de não conhecer ninguém. Seria muito bom (para o seu ego) os elogios, as comemorações, os abraços dos amigos... e aí você é apenas mais um... desconhecido.
Penso que esse momento é muito rico e deve ser vivido intensamente. Quando viajamos, em geral, saimos do condicionado e podemos perceber coisas sobre nós mesmos que nos passam despercebidas. Ficamos mais perto de nós. Acolha-se.
Quanto ao prazer... permita-se. Desfrute de tudo que esse lugar pode lhe oferecer. Inspire-se para novas composições tão belas quanto as que ouvi no seu show. Deixe que a poesia seja o seu remédio.
Saudades.
Beijo no coração.

Anônimo disse...

Confesso que quase chorei lendo esse texto, sobretudo por não saber que estava tão longe de mim...Mas ratificando o que Nara Disse, independente de onde esteja o sentimento das pessoas que o ama permenecerá o mesmo e digo mais, intensificará com a tamanha saudade que toma conta dos corações...O novo assusta, mas acrescenta. Então tire o proveito ao máximo do que esse lugar lhe proporcionará e traga na bagagem mais conhecimentos e experiências para compartilhar conosco.

Te adoro imensamente, meu querido tio e Fica com Deus.

"Voa, voa aviãozinho vai buscar o meu benzinho, que tá lá do lado de lá..."

Unknown disse...

Tô sim, tô morrendo de saudade de vc. Sinto sua falta. Beijoooooooooooooooooooooooooo

Unknown disse...

Bom, então eu te ailoviú!!
Acho legal ouvir os comentários depois do Show, mas já que vc tá aí, se atenha a lembrar de que todas as pessoas que gostam de você foram te ver...E isso é o mais importante, muita gente não consegue isso. Vc tem muita sorte, are baba!!Até meu medo fiquei segurando pra te ver.....

iracema disse...

Olá, meu querido!
"A solidão é fera, a solidão devora.
É amiga das horas, prima-irmã do tempo.
E faz nossos relógios caminharem lentos,
causando um descompasso no meu coração..."
Dizer que estou com saudades? Estou em transbordamentos dela.
Dizer que vc faz falta e é importante? Para onde foi minha alegria desde que vc partiu?!
Amor não fica, segue com a gente por qualquer estrada, por qualquer caminho, não há fronteiras que o aprisione. Enlouquece a própria geografia. O afeto, o carinho dos seus amigos estão ao seu lado, povoando seu quarto, habitando em suas malas, pendurado em suas roupas, acariciando seu ego. Deixe sua retina enxergar, deixe suas células sentirem.
Anatole France diz que viajar é mudar de conceitos e ilusões... Pois que seja!
Nada se perdeu. Vc só deu um rápido "stand by". É só o tempo de sentir saudades, experimentar o novo, e pensar no que realmente importa nesta vida. Breve te veremos por aqui, grande, gentil e pleno.
Te espero!
Beijos e o amor de sempre.

Anônimo disse...

Não sabia que estava tão distante, espero que seja breve e passageira, esta sua ausência.
Por outro lado, tenha calma, irá se acostumar logo, relaciona-se e conquistar o carinho das pessoas boas fazer amizades.
Que bom ser um anônimo! Vá mostrando aos poucos quem é você.
Tem o conhecimento da humildade, onde certamente terá muito para ensinar e também à aprender, ( aprendemos muito com o novo com o diferente), sabendo apenas distinguir.
Oxente homem, pernambucano é gente boa ....a simplicidade e pureza das pessoas, faz bem.
A vida no interior nos ajuda muito a desacelerar e desenvolver, sentimentos, inspirações, pensamentos bons, (principalmente você que compõe, escreve), ler.
Certamente, quando retornar terá grandes maravilhas, para nos contar através dos textos, das letras das músicas, da vivencia com o povo deste lugar.
Todos nós, trazemos na nossa bagagem carnal, dívidas, resgates, quitação.....pense nisto.
Logo, logo terá uma porção de amigos, namoradas, amantes pernambucanas... Que chip! “ E suas paixões baianas” ??????????
As recolhidas..rs..rs..rs.
Sem falar no prazer de poder receber os seus amigos, parentes, afins daqui, ...até eu irei te fazer uma visitinha rs rs ...me convida viu?
Crie possibilidades, de prazer para você e para povo daí, invente, tente, show, moda de viola, roda de samba, mostre o novo a eles, irão adorar.
As moças hein! vão ficar loucas...apaixonadas pelo cantor, rsrsrsrsrsr...aí ...ai..ai.
Não gostei da ideia!
Pois é amigo, são coisas da vida...Freud explica!!!!
Beijinho amigo, fica com Deus se cuida tá e não se permita!
Lembre-se que todos nós te queremos e amos muitooooooooooooooooo.

Alegria disse...

Meu querido, sei que já se passaram seis dias, que tudo por aí por Paracuru deve estar diferente e dentro do seu lindo coração também. Saiba que você faz sim muita falta, saiba que amo você, esteja seguro de que você terá que chegar bem fortinho, por que os abraços e os carinhos represados por Paracuru te aguardam mais intensos, gostaria que você aproveitasse essa estada, que deve ter um significado só seu e para o seu bem.
Ser estrangeiro tem seu lado positivo, descubra e depois, quando você voltar para mainha, para sua linda música, para sua carreira artística, para Lu, para seus amigos, seus queridos conte tudo (que puder ser contado)! Beijos e carinhos, Dilma.

Lucy Góes disse...

Engraçado, este texto me fez relembrar um fato que ocorreu em um momento da minha vida e que pensei que estivesse adormecido. Foi quando passei no vestibular, fiquei numa alegria só, um velho sonho realizado. Era uma sexta-feira não tive tempo de contar para meus amigos, que eram muitos, não sabia se a minha família faria uma festa para comemorar, não sei só lembro que no sábado pela manhã, bem cedo fui para Acajutiba com uma amiga. Tive a sensação de ter sido arrancada de algo que iria me dar muito prazer,e de repente me vi em uma cidadezinha do interior, longe de tudo e de todos, vivenciando um total anonimato e me perguntando: o que me levou a ter feito esta escolha? até hoje não sei, só me vejo agora olhando para mim lá atrás e para vc aí em Paracuru. Me identifiquei com este teu momento, sinto a mesma sensação que senti naquela época, não parece que tanto tempo se passou. As vivências são assim ficam marcadas no corpo, na alma, no nosso DNA.
É, mas na segunda-feira retornei soube que todos os meus amigos foram me dar um abraço e não me encontraram fiquei feliz mas era um outro momento. São escolhas, escolhas e escolhas, sabe lá Deus porque fizemos esta e não outras?
Quero deixar com você a minha solidariedade por este momento e agradecer-lhe por ter trazido de volta uma lembrança que acreditava adormecida. Elas agora podem voar livremente!!!!!
Um aconchego em seu oração.

Lucy