
Sua vitória tem um valor simbólico enorme para o mundo. Para história americana um marco político que inaugura uma nova era. Mas, saturado pelas comemorações, pergunto: e daí? Esta vitória pode significar uma grande transformação no tecido social e político dos Estados Unidos, sem dúvida. E quanto a nós? O que festejamos? O que estamos comemorando? Uma vez que nós não somos o mesmo povo. Latino-americanos, africanos, árabes, palestinos, estamos num terceiro plano e nossas vicissitudes são outras. A herança deixada para o eleito não é das melhores e há tempos somos nós quem pagamos estas contas.
A ficha que me cai é feito moeda cujos dois lados são iguais. A festa em mim fluiu transitória específica (quase inconsciente) e baseada nas experiências de vida enquanto afro-descendente, mas a minha angústia antiamericana não se dissipa. Minha preocupação seria uma preocupação infundada, irracional e descontextualizada não fosse ele americano. Gostaria muito que esta mudança representasse uma mudança mundial nas relações desiguais e unilaterais desta superpotência, em crise, principalmente com os países pobres e em desenvolvimento, mas a ver pelo discurso da vitória, continuaremos a assistir um governo que governa pela hegemonia, pela megalomania em busca de solver seus problemas a custa e pouco importando o desequilíbrio mundial. Oxalá, esteja eu enganado.
5 comentários:
Acho que você está um pouco cético em relação à Obama. Vá lá que ele é americano, capitalista e não vai resolver o problema das desigualdades do seu país, quiçá do mundo, mas que ele é por demais inspirador, lá isso é. Não só para os afro-descendentes, mas p/ todos nós: yes, we can. Sim, nós podemos ser, fazer, realizar e sonhar sem limite. Isso é bom, faz o mundo mover em outras direções e, sem dúvida, é inspirador!!! GOSTEI DO BLOG. PARABÉNS!!!!
Comentário de minha amiga Carmen Primo, não poderia deixar de postar:
"QUERIDO AMIGO, OFATO DE OBAMA TER VENCIDO AS ELEIÇÕES E SE TORNADO O
PRIMEIRO NEGRO PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS, ME TRAZ UMA SATISFAÇÃO E
UMA ESPERANÇA PARA O MUNDO TODO. SENDO ELE UMA PESSOA MUITO SENSATA,
INTELIGENTE, DE BONS SENTIMENTOS, ACREDITO QUE AGLUTINARÁ TODOS OS
POVOS E O MUNDO SERÁ OUTRO. ESTAMOS ASSISTINDO UMA TRANSIÇÃO
EXTREMAMENTE IMPORTANTE QUANTO A VALORES HUMANOS, QUE, SÓ TRARÁ
BENEFÍCIOS. QUANDO VEJO AQUELE RAPAZ , NEGRO, PRESIDENTE DOS ESTADOS
UNIDOS, SINTO QUE IRRADIA UMA VIBRAÇÃO MUITO POSITIVA, PODE-SE VER
CLARAMENTE SER UMA PESSOA DOTADA DE TODOS DONS MORAIS, E ENVIADO POR
DEUS, PARA MELHORAR A VIDA DE TODOS. TOMARA QUE TODOS OS POVOS,
ENTENDENDO O SENTIDO TÃO IMPORTANTE DESTE ACONTECIMENTO, CONTRIBUAM
PARA A PRÓPRIA FELICIDADE.
ESTE É MEU PENSAMENTO, QUERIDO AMIGO, BJOS."
Hum... pensando...
E agora? Quais as mudanças que podemos esperar? O que há de bom ou de ruim?... + 1000... São tantos os questionamentos que não está sendo possível criar expectativas.
Até o momento a satisfação resumiu-se ao fato de ter um negro assumindo um dos mais altos cargos da política mundial. Um marco histórico.
Quanto às questões políticas, econômicas, sociais e religiosas, estas tomarão o rumo determinado pela equipe de governo que está sendo montada. Ai é que mora o perigo.. rsrsrs
Prefiro aguardar, friamente, pelas respostas... bjo
Obs: parabenizo àqueles que conseguem enxergar algo diferente com está eleição
Sim, esta eleição enaltece lá no íntimo dos nossos "negros" corações este norte-americano.
Sim, Obama foi eleito presidente dos Estados Unidos, tem o "pensamento americano" e naturalmente terá "atitudes americanas", apenas podemos esperar que estas tenham a essencia de igualdade e liberdade para todos que têm as "atitudes negras" já vistas neste mundo.
Voltei a este texto hoje em vista da iminente invasão da Síria em mais uma ofensiva americana para alavancar sua indústria armamentista.
Esta e outras ações, como o assassinato do Bin Laden sem sequer submetê-lo a julgamento, são suficentes para me levat a crer que uma vez americano, sempre americano. É nisso que creio e vejo que não era infundado meu ceticismo em relação a Obama.
Postar um comentário