segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Feliz Recomeço



















"Tem gente que machuca os outros
tem gente que não sabe amar
mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
confie em si mesmo
quem acredita sempre alcança"(Mais uma vez, Renato Russo)


Faltam dois dias para acabar o ano da graça de 2008. Este ano é, sem dúvida, um ano que vai ficar marcado para sempre em minha vida. Falo de vida como um fenômeno longo e passivo de gestão, mas a gente sabe que esta pode acabar daqui a instantes. Como diz meu compositor preferido, ”tudo pode estar por um segundo”. Mas retomando a questão, 2008 ficará marcado, pelo tempo que eu viver, por uma simples questão: foi o ano em que meu inconsciente fez contato com a finitude. Não falo de qualquer finitude, falo da minha própria. Deparei-me com a morte e vi suscitar em mim todos os medos a que um ser humano está exposto quando se vê diante do fim. É muito ruim a experiência de ver seus sonhos e projetos se esvaindo sem que você possa fazer algo e, pior que isso, no meu caso, encontrava-me totalmente só, o que aumentou, imensamente, o terror. A sensação de abandono que se apoderou de mim é indescritível. Num grande esforço, saí atrás de socorro. Socorrido por minhas amigas vizinhas, sobrevivi. E, para minha temporária tranqüilidade, não enfartei. Estava “apenas” vivendo um quadro de estafa e depressão. Ufa!

Por que fiz este preâmbulo? Para ressaltar o quão vulneráveis somos? Não. A verdade é que todo ser humano, quando se vê diante desta perspectiva, reascende em si os mais primitivos questionamentos: Quem sou? De onde eu vim? Que estou fazendo aqui? E, talvez, o mais aterrador: Para onde vou? Imagino que daí provém a religiosidade de cada sujeito. Favor não confundir religiosidade com religião. Religiosidade está associada a esta busca de respostas para estes aspectos cosmo-filosóficos do ser humano. O certo é que quando se toma um choque desta dimensão temos, pelo menos, duas escolhas: endurecer e sair desenfreadamente atrás do gozo físico-material ou reavivar conceitos como humildade, simplicidade e amor ao próximo. A escolha está diretamente ligada ao grau de conhecimento que temos de nós mesmos. Por pior que seja a situação, algumas escolhas sabemos não ser capazes de fazer. Em ambas as situações o elemento só se libertará da angústia se estiver inteiro na sua opção.
Estar inteiro, por seu turno, vai implicar em decidir, a partir do que entendemos por vida, o que é melhor: crer que somos animais cuja morte encerra o ciclo transformando-nos em carne podre ou que somos seres providos de espírito em constante evolução e aprendizado. Minhas atuais reflexões me levam a tender para esta segunda proposta. Penso que seria extremamente inútil, despender tanta energia para virar comida de minhocas. Não posso ainda fundamentar minha crença, mas a religiosidade em mim diz que viver é um processo. E que mesmo não estando preparado para a morte, preciso construir um aprendizado, se não para aceitá-la, pelo menos para estar mais sábio para viver um próximo ciclo.

É neste contexto que me preparo para 2009. Mais desapegado. Menos sábio e com mais perguntas do que nunca. Em 2009, necessito conhecer-me e me tornar consciente de quem sou. Quero que meus movimentos surjam sempre de dentro pra fora. Não quero modismo. Quero aprimorar a técnica de ouvir mais, consequentemente, falar menos e o essencial. Aceitar melhor minhas imperfeições e todas as dualidades do meu ser. Quero não sentir culpa. Se eu estou em fase de aprendizado, quero ter o direito de errar. Quero exercer menos controle para ter mais tempo de trocar experiências. Quero explorar meus talentos. Vivenciar encontros construtivos e estabelecer laços autênticos. Talvez compre um carro zero. Um apartamento com vista pro mar. Talvez case de novo. Talvez escreva um livro. Talvez realize aquela sonhada viagem a Paris. Mas com certeza, serei mais condescendente comigo e com o outro. Criarei menos expectativas a cerca das pessoas. Estarei com meus canais mais abertos para captar os sinais e insights que surgem a todo instante. Voltarei a ler mais. Aceitarei a chuva como aceito o sol e não deixarei que ninguém seja responsável pelo meu humor. Aproveitarei este marco cronológico para marcar um novo encontro comigo mesmo.

8 comentários:

Unknown disse...

Hamiltus, não seria justo fechar o ano sem nenhum comentário em seu blog, eu que adoro ler e fico na expectativa da postagem dos seus textos. Mais como sou “insuportável” deixei para os 46mim do segundo tempo para escrever um comentário! Ufa... ainda bem que deu tempo!!!rs
Adoro seu jeito de escrever, aprecio e aprendo bastante, me sinto lisonjeada por ter um amigo tão culto e grandioso como você.
Este sem dúvida foi para mim o melhor texto seu que já li não desmerecendo todos os outros que também são belíssimos, mais este tem um sentindo especial. Porque te fez enxergar a vida com outros olhos, pensar e agir de uma maneira diferente, viver intensamente!
Deixe as lembranças que não te fizeram bem para o passado, como você mesmo disse...É hora de recomeçar! Recomece da melhor maneira que você sabe fazer, seja persistente e perseverante. Te admiro pelo seu caráter, pela sua força e vontade de sempre fazer o bem, és um guerreiro! E guerreiros não desistem nunca!!
Ahhh !!!!
Quando comprar um carro zero, quero emprestando!!
Quando comprar um ap com vista para o mar, vamos fazer um churrasquinho na sua varando gourmet!!!
Se casar de novo...Este posto vai ser meu...Dama de Honra!!!rsrsrs
Se resolver escrever um livro....serei a produtora do evento do lançamento!!
E........ quando for para Paris, please! Não se esqueça de trazer uma lembrança para mim, nem que seja uma miniatura da Torre Eiffel!!rsrsrs
Feliz Recomeço pra você!!!

Dilma disse...

Sim, muito "Feliz Recomeço", que mensagem linda, sensível, verdadeira... Que posso dizer mais? Sou agradecida à vida pela oportunidade de te servir, de fazer parte de sua história. Estou muito feliz com o privilégio deste pré-lançamento. Seu texto é irretocável, Parabéns!
Te desejo todas as viagens que você sonhar: Paris, Dehli, Bonito, Itacaré... Carro zero até cheiro é bom demais, vá fundo! E casar é maravilhso: compartilhar alegrias, horas difíceis, ter filhos (ou não?!) nos ensina muito... Ah, uma casa com vista pro mar... hum... Realize, seus amigos estarão sempre perto para apoiar e comemorar! 2009 é par, é seu, faça acontecer.

Beijos, Dilma.

Anônimo disse...

Não poderia passar sem essa...
me vi em alguns trechos que li...
Sem dúvida, 2009 será um ano de mudanças, de aperfeiçoamentos, e de realizações!!

Como sempre, maravilhosas palavras!!

um beijo enorme da sobrinha, Mila!!

Arlete Aguiar disse...

HÁ MIL TONS, sons e palavras.
Você é completo.
É especial. Generoso, amigo, leal e também talentoso.
É um privilégio ter você como amigo, fazer parte de sua história e termos compartilhado experiências que nos fizeram crescer.
Fiquei triste ao saber que você passou por momentos tão difíceis e eu não estava por perto. Mas, também fiquei feliz, por você ter conseguido superá-los e por saber que está mais forte, mais vivo, e com um olhar diferente para essa MOÇA, que como disse o nosso amado GONZAGUINHA, é bonita, é bonita e é bonita.
Feliz 2009 (quero estar mais presente).
TE AMO,
Arlete Aguiar (Leo)

Serjão disse...

Meu irmão, que bela mensagem! E esta beleza só é superada pela capacidade que você teve de ter vivido todas estas adversidades, e poder tê-las transformardo em aprendizagem e crescimento, e aí sim, depois compilá-las em palavras(o que você sabe fazer de maneira tão leve). Criar este texto como uma peróla, a parte visível da beleza.

Quanto a religiosidade, eu fico muito feliz por sua escolha. O caminhar por esta estrada, inicialmente é dificil pela nossa cobrança por resultados, pelo imediatismo, pela necessidade de estar suportado todo tempo a algo ou alguém, mas ao caminhar mais e mais, vamos encontrar aquilo que ciência ou qualquer teoria jamais poderá explicar: a Fé.
"Com a Fé não costuma falhar."

Um abraço meu irmão

Andrezão Simões disse...

Você pediu e faço com o maior prazer um comentário ao seu texto postado em nós como um pouco de si mesmo em estado de transformação profunda e verdadeira.
Não posso dizer nada a não ser o que lhe disse sobre minha própria jornada pessoal: "Vivi metade da vida inconsciente,agora estou aprendendo a ser ignorante ! Espero, ao partir, ter aprendido mais sobre a minha própria ignorância". Vivamos Hamiltão, Vivamos ! Você é luz, na verdade um FAROL de tão grande ! rs... Estamos juntos e vamos a Paris este ano !!!

Unknown disse...

Meu Lindo perdoe-me por não ter lido antes. Estou aqui agora, emocionada, com lágrimas nos olhos por ver vc escrever algo tão profundo e saber que vc viveu tudo isso e eu sabia disso, pois na época vc compartilhava comigo, o que me deixa mais emocionada ainda. Só te digo uma coisa, Deus não nos leva dessa vida sem antes cumprir aquilo que Ele determinou para nós. Mas é como vc diz, após essa experiência nada como pensar e repensar, os valores, os conceitos e recomeçar. Amei o texto já li e reli e cada vez descubro mais coisas. Beijo te adoro e te admiro bastante, sabes disso. Deus te abençoe e cada dia mais ilumine tua mente e teu coração para escreveres mais e mais textos preciosos como este.
Ah e se for casar de novo só se for comigo tá? Rsrsrs

iracema disse...

Meu caro amigo me perdoe, por favor, a demora da visita...

Lindo o seu texto. Honesto, sensível e humano como você. Mas o que mais poderíamos esperar de uma alma como a sua? É bom ter segredos. Melhor ainda é ensinar. Tudo está no seu lugar, graças a Deus!
O tempo leva tudo. Leva e traz. Faz e refaz. Creio que 2008 deve ser um ano inesquecível mesmo, pois foi o ano em que você, a despeito da dor, abriu o peito fez contato com suas verdades e chamou pelos seus desejos, assim como a Terra chama pelo dia e pela noite.
Acompanhei teu caminhar, por isso me senti tão íntima do texto, tão ternamente tocada por ele.
Seu texto tem a beleza dos que chegam de uma longa caminhada e começam a contar uma história: Era uma vez...
Como bom andarilho, você já percebe com mais clareza a beleza, as sutilezas, o que falta, o que sobra... Você voltou! E mais forte, mais lindo, mais feliz! É bom ter segredos. Melhor ainda é ensinar.
Vai meu amigo, case, compre um carro, uma casa nova, viaje a Paris! Olhe a lista novamente, redefina, mantenha, alterne, faça tudo ao mesmo tempo. A vida é sua. Você é do tamnaho do que vê.
Obrigada por compartilhar.
Tudo está no seu lugar, graças a deus!