sábado, 8 de agosto de 2009

DA ARTE PATERNAL


Dedico este texto a Renato Simões, Fernando Correa e Roberto Celestino, pais inspiradores.

Para mim, ser pai não é nenhum sacerdócio. Muito embora envolva alguns sacrifícios, não, necessariamente, envolve renúncias, batismos, atos divinos. Ser pai é antes de tudo um exercício de prazer. De desenvolvimento intelectual e moral no maior grau que um homem pode experimentar. De intervenção benévola no mundo.
Achei bom ser pai dos meus quando ainda eram crianças e acho melhor ainda sê-lo agora quando estão, transitoriamente, na fase mais inquietante da vida, adolescência. Fico muito grato ao universo por tê-los posto em minha vida e, principalmente, por que eles em nenhum momento cometeram o erro de cálculo de crer que viveriam melhor sem mim. Sem minhas cobranças, minhas repreensões, minha chatice e, sobretudo, minha amizade. Ao contrário, é nesta fase mais crítica que parecem mais perto. E fico muito vaidoso disso.
Este dia dos pais é o meu primeiro sem meu pai, que fez a passagem deste plano há três meses. Meu pai, infelizmente, não descobriu o valor deste ofício. Bom operário. Homem disposto. Trabalhador. Não gozou dessa benesse. Não gozou do prazer de agasalhar. De matar a fome. De passar uma noite em claro zelando por um filho doente para, ao amanhecer, receber um sorriso de gratidão impagável. De acompanhar o rico mundo de um ser que está em formação todo o tempo, o tempo todo. Ainda assim, me fez e faz falta. Pai faz falta.
Pai tem e precisa usar do seu poder para semear valores verdadeiros. Para ensinar a caridade e desestimular o consumismo banal. Pai tem que orientar suas crias a se defender do mundo sem ter que arrastá-los pela mão a vida inteira. Pai é para encorajar os filhos a se tornarem autônomos. Para cuidar da higiene interna dos seus filhos. Mostrar-lhes que eles já vem prontos e não precisam de estímulos externos para serem aceitos e bem quistos. Precisam ser apenas quem e o que são. Pai é para estimular a verdade, muito embora saiba que ,muitas vezes, dizer a verdade dói. Pai é para incentivar a autoconfiança. Para aumentar a autoestima. Para respeitar o direito a alegria e a tristeza de seus filhos. É dever do pai dar mais que instrução. Dotá-los de armas contra a exclusão, o preconceito. Pai é transitar na mais completa dualidade humana. Ser duro e terno. Ser bom e exigente. Ser flexível sem "dar mole". Encorajar, mesmo que tenha medo do filho se esborrachar.
Pai tem medo. Medo de não dar conta. De não estar pronto para as demandas. De não ser competente na formação dos indivíduos que pôs no mundo. De falhar na comunicação. De se deixar corromper emocionalmente. Isto é o que faz do ser pai algo de tão grande fascínio. Fico feliz de poder estar vivo hoje, neste momento do mundo, onde muitos tabus se quebraram, e poder não ter vergonha de vir a público externar a minha felicidade.
Aos pais, eu peço que não percam a oportunidade de desfrutar desta sublime arte. Aos filhos, principalmente os meninos, que não exijam eficiência máxima desta figura emblemática. Pais são homens, falíveis, suscetíveis ao erro e que estão, constantemente, aprendendo nesta troca que é conviver com vocês.

5 comentários:

Suzette...... disse...

MARAVILHOSO TEXTO,CONSEGUIU COM INCRIVEL HABILIDADE MOSTRAR SUA ALEGRIA E ORGULHO DE SER PAI E FILHO.
TBM FICO FELIZ NESSE DIA ,POIS TENHO UM FILHO E ELE AINDA SERA PAI,ENTÃO EU TBM TENHO MINHAS GLORIAS "EU GEREI UM FUTURO PAI".

PARABENS LINDO AMIGO.

"FELIZ DIA DOS PAIS"

EVERTON SOUZA DOS SANTOS disse...

Realmente você disse tudo caro colega, assino em embaixo, assim como esse é o seu primeiro ano sem o seu genitor. Para mim é o primeiro ano como pai, sinto-me feliz, grato e orgulho por Deus ter me dado esse dom divino. Onde junto com minha companheira geramos um ser que pode mudar o rumo desta historia isso é realmente DIVINO. Fico muitas vezes diante do sorriso com apenas dois dentes e outros por vir da minha prole, que deu sorte em parecer muito com a mãe, me questionando e o admirando. Será por que é o primeiro? Acho que não. Questões com múltiplas respostas. Pois é assim que eu fico diante do poder do Supremo Iluminado ter me abençoado com tal dom. Obrigado meu Deus! Abençoe todos os pais, mães, avós, avôs, tios, irmãos, primos, parentes e amigos, enfim todas as famílias.
Valeu companheiro!
Um forte abraço.

Anônimo disse...

Não podia ser diferente desta vez. Sempre me emociono com suas palavras e esse texto teve um algo a mais. Não tenho dúvida do maravilhoso pai que é, pois vejo refletido em minha Lu seus ensinamentos e amor. Aliás, até eu me sinto um tanto filha, já que sou feliz em reber tanto carinho e afeto vindo do senhor. Tenho o meu pai e ele já perdeu o dele há alguns anos, Mas sou extremamente grata por Deus ter concedido um homem exemplar e maravilhoso para desempenhar essa função.
Estou aqui para te desejar um Feliz Dia dos Pais e que seus filhos possam semrpe retibuir tão imenso amor. Obrigada por aparecer em minha vida e complementar com tanto sentimento bom.

Beijo da sobrinha que te adora muito!

Unknown disse...

Lindo, lindo, lindo! Parabéns pra sua filha que tem um pai como vc! Sei o que é ter um pai. E é maravilhoso poder desfrutar dessa bênção, de reconhecer quem é essa figura em nossa vida. Deus te abençoe cada dia em tua missão de pai. Beijos

Nara Santos disse...

AH!!!Pai na minha infância sem dúvida que era a figura do super-Homem forte,veloz como um trem e mais sábio dos seres.Na adolecência virou o homem invisivel estava sempre lá mesmo que eu não o visualiza-se ele sabia.
Na maturidade virou um amigo, companheiro de todas as horas e necessidades.
Brigamos, Rimos e mais do que tudo aprendemos juntos.
Não sei como será quando ele se for mas estou estudando para entender que não vamos apenas mudamos de endereço.
Um beijo grande